Introdução Alimentar Infantil

Introdução Alimentar Infantil

  •   O que é introdução alimentar  

De acordo com a OMS, aos seis meses de vida do bebe, deve-se iniciar a alimentação complementar, gradativa e mantendo o aleitamento materno, seja ele no seio da mãe ou ordenhado e fornecido no copinho (caso essa mãe não possa estar em tempo integral com a criança devido trabalho). Esse é o momento que a criança vai entrar em contato pela primeira vez com os alimentos, tudo é novo desde gostos até texturas. Até 1 ano o leite materno continua sendo o alimento principal a partir de 1 ano, ele passa ser complementar.

Seu filho não conhece nada de alimentos, logo o único sabor conhecido é o do leite materno, naturalmente adocicado, portanto é normal que ele não aceite todos os alimentos na primeira vez. 

Essa fase requer muita paciência e persistência, a mãe precisa entender que o filho está em um processo de descobertas, por isso é muito importante ela permitir que esssa criança tenha contato com alimento, dando autonomia a ele.

  • Método BLW

BLW são as iniciais de Baby-Led Weaning (que em português significa o “desmame guiado pelo bebê”), ela é uma abordagem de introdução alimentar em que o bebê tem o seu desenvolvimento, ritmo e autonomia respeitados. 

Para iniciar esse método, seu filho precisa apresentar os seguintes sinais de prontidão:

Ter seis meses;

Sentar com nenhum ou pouquíssimo apoio;

Ter controle da cervical (cabeça firme);

Saber levar objetos a boca;

Mostrar interesse pelos alimentos.

  • Como funciona a consulta? 

  Primeira coisa conhecer o bebe, a mãe e hábitos familiares, para bons hábitos das crianças, é imprescíndivel que os pais tenham hábitos saudáveis, uma vez que a criança aprende copiando seus pais. 

A partir disso vamos definir qual melhor método de iniciar a introdução alimentar, como oferecer, além de como preparar, higienizar os alimentos.

Também serão disponibilizadas receitas práticas e saudáveis, para cada fase da criança, todas para que mantenha desenvolvimento e crescimento adequado de cada criança.


Fale comigo

Tire aqui as suas dúvidas sobre as nossas consultas

Grata pelo contato! Responderei em breve!