Nutrição da mulher

Nutrição da mulher

  •  Nutrição da Mulher 

Nós mulheres passando por diversas mudanças corporais e fisiológicas ao longo da nossa vida e durante o mês, regida pelas oscilações hormonais. E cada fase merece uma atenção especial. 

  • Na adolescência o que acompanhamento nutricional pode ajudar? 

Fase caracterizada pelo início do período fértil e pela definição dos hábitos alimentares. Nesse período, as mulheres estão suscetíveis a deficiências nutricionais como: anemia, avitaminoses, fadiga e baixo rendimento escolar. Devido a todas essas
modificações, um aporte nutricional adequado, visando o comportamento alimentar, auxiliará esta mulher estabelecer uma boa relação com alimento e com o corpo que estará em um período de muitas mudanças.
 

  • Fase adulta ( a partir dos 20 anos) 

Ter uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e principalmente o trabalho de relação com a comida e com corpo, vai proporcionar maior bem estar, além de amenizar sintomas de TPM por exemplo e aparecimento de doenças recorrentes como candidíase.  

  • Alimentação e TPM 

Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma condição comum caracterizada por sintomas físicos e comportamentais que ocorrem durante a fase lútea do ciclo menstrual. O aumento do apetite e do desejo pela comida é considerado um sintoma característico da TPM.


Alguns alimentos podem aliviar os sintomas provocados durante a TPM. Alimentos ricos em carboidratos complexos (integrais) podem ser bastante úteis, pois estimulam a produção de serotonina e, também, regulam os níveis de glicose.

Leites e derivados, pode ajudar a reduzir as oscilações de humor, cólicas abdominais, inchaço e contrações musculares resultantes da TPM. Mulheres que sofrem de TPM costumam ter níveis baixos de magnésio (frutas e hortaliças, sementes, grãos e derivados), o que as predispõe à dor de cabeça, retenção hídrica e dor mamária, durante esse período. Estudos mostram que os alimentos ricos em vitamina B6, como o abacate, a banana e o salmão, auxiliam na produção de serotonina, reduzindo assim a ansiedade e a depressão causadas pela TPM. Consumir alimentos com alto teor ômega 3, como peixes e frutos do mar, pode aliviar as cólicas menstruais. Cada mulher é única, enquanto nutricionista vamos equilibrar ingestão de alimentos para reduzir os sintomas, sempre pensando nos seus gostos, sem restrições alimentares, inclusive aprenderemos uma nova maneira de comer aquele chocolate que você tanta gosta neste período.  

   

Fale comigo

Tire aqui as suas dúvidas sobre as nossas consultas

Grata pelo contato! Responderei em breve!